Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Campanha arrecada materiais para confeccionar equipamentos de proteção a profissionais de saúde

A demanda recebida dos serviços de saúde é grande e a dificuldade no momento é conseguir o material para produzir os equipamentos.

Assessoria IFRS
por  Assessoria IFRS
03/04/2020 16:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade


Para ajudar a proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia com o novo coronavírus (Covid-19) em municípios gaúchos, empresas e pessoas físicas estão convidadas a participar da Campanha #TamoJunto. 

Organizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a mobilização busca arrecadar materiais necessários para a produção de alguns equipamentos de proteção que serão doados para médicos, enfermeiros e técnicos que atuam na emergência em saúde.

Divulgação IFRS

Doando conhecimento, tempo e mostrando solidariedade, voluntários, servidores e estudantes do IFRS estão produzindo os equipamentos. Eles utilizam impressoras 3D, máquinas de corte a laser, máquinas de costura, entre outros maquinários necessários para a fabricação de protetores faciais (face shields), caixas protetoras e batas hospitalares para serem utilizados por profissionais de saúde durante o atendimento a pacientes, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação.

Divulgação IFRS

A produção vem sendo feita em esquema de revezamento nos laboratórios ou em “home office”, por equipes do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS e dos campi Farroupilha, Erechim e Porto Alegre.

A demanda recebida dos serviços de saúde é grande e a dificuldade no momento é conseguir o material para produzir os equipamentos.

Se você ou sua empresa puderem colaborar, os contatos com o IFRS podem ser realizados pelo e-mail: comite.covid19@ifrs.edu.br.

As necessidades da campanha podem ser consultadas na página da Campanha no site do IFRS, que será constantemente atualizada.

As demandas mais urgentes são:

Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, em Bento Gonçalves

Necessidades:

- Bobina de PET com pelo menos 0,5mm de espessura para a produção de protetores faciais para profissionais de saúde;

- Chapa de acrílico transparente entre 2mm e 4mm para a elaboração de protetores faciais para profissionais de saúde;

- Chapa de acrílico transparente entre entre 5mm e 10mm para a confecção de caixa protetora para médicos;

Quem receberá os materiais: Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, Santa Casa de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Campus Farroupilha do IFRS

Necessidades:

– Bobinas de pet/acetato com ótima transparência de 0,5 mm de espessura;

– Chapas de acrílico/pet/policarbonato de 2 a 4 mm de espessura;

– Elástico de 9-10 mm de largura

Todos os materiais são para a produção de protetores faciais para profissionais de saúde.

Quem receberá os materiais: Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha.

Campus Erechim do IFRS

Necessidade:

– Tecido não-tecido (TNT) com gramatura 50g/m2 e determinação da eficiência da filtração bacteriológica pelo fornecedor do material – o elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%. Será utilizado para a confecção de batas hospitalares para os profissionais de saúde.

Quem receberá os materiais: Órgãos de saúde da região do Alto Uruguai

Campus Porto Alegre do IFRS

Necessidade:

– Folhas de acetato transparente de 0,.5mm tamanho A3 ou rolo, para a produção de protetores faciais para profissionais de saúde

Quem receberá os materiais: instituições de saúde cadastradas no grupo de trabalho voluntário Brothers in Arms Covid-19, vinculado ao movimento Pacto Alegre

Contatos podem ser feitos com o IFRS pelo e-mail: comite.covid19@ifrs.edu.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE