Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Câmara Setorial, Seapdr e Emater/RS-Ascar debatem Ovinocultura em seminários virtuais

Na manhã desta quarta-feira (24), o seminário virtual foi com as regiões de Porto Alegre e Pelotas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar/ Taline Schneider
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar/ Taline Schneider
25/06/2020 09:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizado o 1º Seminário Regional de Ovinocultura, via webconferência, com o objetivo de apresentar os dados obtidos por meio da aplicação de questionários respondidos pelos técnicos dos escritórios dos 80 municípios com maiores rebanhos ovinos das regionais de Bagé, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre. Nesta manhã, o seminário virtual foi com as regiões de Porto Alegre e Pelotas.

Tendo em vista alcançar a efetivação das metas de Ovinocultura do atual Termo de Colaboração com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), serão realizados ainda mais dois seminários virtuais, na manhã de quinta-feira (25/06), das 9h às 11h, com a regional de Bagé; e na próxima terça-feira (30/06), no mesmo horário, com as regionais de Santa Maria e Santa Rosa.

A abertura do seminário foi realizada pelo diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, e, em seguida, a palavra ficou com a assessora técnica da Seapdr, Fernanda Tatsch; com o coordenador na Câmara Setorial da Ovinocultura, André Camozzato. Teve ainda a apresentação geral dos diagnósticos, feita pela extensionista da Gerência Técnica (GET), Thais Michel, e a apresentação dos dados regionais de 17 municípios da Regional de Pelotas, pelo extensionista Luiz Ignácio Jacques, e de 16 municípios da região de Porto Alegre, pelo extensionista Ricardo Gutierrez de Oliveira. Em seguida foi aberto tempo para dúvidas e discussão e finalizado com encaminhamentos e encerramento.

De acordo com Jacques, na ocasião foram abordados assuntos como estratificação dos rebanhos, padrão racial dos rebanhos, comercialização (carne e lã), manejo nutricional e manejo sanitário, políticas para o setor, capacidade de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e gargalos para esta cadeia produtiva. “Durante a apresentação, a Emater, a partir de seus diagnósticos municipais, destacou a importância da atividade planejada em seus municípios, bem como o envolvimento do público da pecuária familiar, bastante presente nesta atividade, nas duas regiões, bem como suas principais linhas de ação: Melhoramento Genético dos Rebanhos e Manejo Nutricional e Sanitário, que também já vêm sendo trabalhadas pela Instituição”.

Gutierrez acha importante reforçar que esse diagnóstico traz grandes indicadores para a construção de um programa que realmente atenda às necessidades desse público que trabalha com a ovinocultura, em especial o trabalho com a pecuária familiar. “Outro ponto a destacar é que existem diferentes características no Estado. Então esse programa tem de levar em conta que são grupos heterogêneos em relação a sua finalidade. Por exemplo, carne e lã, tamanho de propriedade, além da característica da região, que são de criações pequenas, diferentes da região de Bagé”. Por fim, o extensionista enfatiza a questão do uso desse diagnóstico para a construção do programa e das diferentes realidades das regiões em que se trabalha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE