Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Câmara dos Deputados aprova novas regras em medida sobre contratos de trabalho

Texto-base aprovado abrange programas de primeiro emprego e de requalificação profissional e mudanças na CLT, criticadas pela oposição.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
11/08/2021 07:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o texto-base de conversão da MP (Medida Provisória) 1045/21, que renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores. As regras valem para funcionários com carteira assinada e contratos de aprendizagem e de jornada parcial.

Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O parecer preliminar do relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), incluiu vários outros temas no texto, como programas de primeiro emprego e de requalificação profissional, mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e definição de quem pode contar com gratuidade no acesso à Justiça. O texto original renova para 2021 as regras sobre diminuição da jornada e redução salarial em razão da pandemia de coronavírus.

Segundo o deputado Rogério Correia (PT-MG), foram incluídos três novos programas na MP: a substituição do Jovem Aprendiz; a criação do serviço social voluntário; e bolsas para jovens e pessoas do Bolsa Família. “Programas para precarizar as relações de trabalho sem vínculos trabalhistas”, avaliou o petista.

Os temas que, segundo Correia, não eram previstos no escopo da medida inicial, vão afetar direitos trabalhistas e o financiamento do Sistema S. A oposição pediu a retirada dos dispositivos do texto.

A líder do PSol, deputada Talíria Petrone (PSol-RJ), disse que o texto autoriza uma nova reforma trabalhista com mudanças profundas que não foram propriamente discutidas com os trabalhadores. “Serão aprovados, se o voto da maioria for a favor da matéria, dois programas que supostamente se destinam à geração de emprego e renda. No fundo, eles servirão para precarizar a vida do trabalhador, para jogar a CLT no lixo”, afirmou.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) criticou a substituição do Jovem Aprendiz. “É um programa extremamente exitoso. Nós estamos vendo mais um ataque aos direitos já precarizados dos trabalhadores brasileiros. Estamos vendo agora a juventude sendo alvo de mais um ataque dessa sanha liberalista que, infelizmente, só vem tirando direitos e não vem gerando empregos”, condenou.

Defesa

As alterações foram defendidas pelo relator da MP. “As medidas vão criar formas para que os segmentos mais vulneráveis e as empresas que lhes contratem possam, de alguma maneira, chegar a uma equação viável diante das dificuldades que se apresentam para os dois lados, o lado do empregador e o lado de quem pretende a vaga”, explicou o deputado Christino Aureo (PP-RJ).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE