Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Câmara dos Deputados aprova feriado nacional em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A proposta, que já tinha sido votada favoravelmente no Senado, agora segue para a sanção presidencial.

Rádio Guaíba/Redação AU
por  Rádio Guaíba/Redação AU
30/11/2023 06:40 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a ser celebrado em 20 de novembro. A proposta, que já tinha sido votada favoravelmente no Senado, agora segue para a sanção presidencial. O resultado da votação foi de 286 a favor, 121 contra e duas abstenções.

Atualmente, a data é feriado em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - além de mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais. A iniciativa busca homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), representante da bancada governista, destacou a importância de Zumbi dos Palmares como herói da pátria brasileira e ressaltou que o Dia da Consciência Negra vai além de um simples feriado, sendo uma parte crucial da história do Brasil.

A relatora do projeto, Reginete Bispo (PT-RS), enfatizou que a declaração do feriado contribuirá para intensificar os esforços no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. Para os críticos, a medida pode prejudicar setores econômicos, e a definição da data como feriado deveria ser competência de assembleias estaduais e municipais.

Desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE