Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Câmara de Vereadores de Aratiba aprova projeto para auxiliar empresas

O projeto aprovado agora segue para sanção do prefeito Guilherme Granzotto.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
05/06/2020 21:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara de Vereadores de Aratiba aprovou em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 05, o Projeto de Lei Nº 050/2020, do Executivo. O projeto aprovado agora segue para sanção do prefeito.

Conforme estimativa do impacto orçamentário e financeiro do Projeto, neste ano de 2020 a despesa será no valor de R$811.752,72. Em 2021, a previsão no valor de R$405.876,36.

Com a aprovação, o Executivo Municipal fica autorizado a conceder incentivos financeiros a empresas do Município que tiveram suas atividades paralisadas ou reduzidas em razão da pandemia global da COVID-19, nos termos estabelecidos pela Lei Municipal nº 4.336 de 05 de maio de 2020, que institui o Programa de Pagamento de Aluguel à Empresas com matriz no do Município de Aratiba.

De acordo com o projeto, 116 empresas se habilitaram no período para a percepção do subsídio no pagamento do aluguel, seus formulários e a documentação basilar junto à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, conforme o disposto no art. 5º da Lei Municipal nº 2.589, de 04 de dezembro de 2007. A Comissão Especial de Análise Técnica (CEAT) fez a análise da referida documentação restando aprovada a concessão do subsídio. Os subsídios às empresas, de que trata esta Lei, serão concedidos a contar do mês de maio de 2020.

A Câmara de Vereadores participou diretamente na construção do projeto, reunindo-se com comerciantes e representantes da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Aratiba. Também disponibilizou formulário de inscrição e orientação para os interessados.

O presidente do Legislativo, vereador Marco Antonio Machado, destaca que é um importante projeto, pois os comerciantes estão passando por uma situação difícil por conta da pandemia do Coronavírus. “Esse é um projeto fundamental e de apoio aos empreendedores. Mas também vamos batalhar, juntamente com os colegas vereadores para ajudar nossos agricultores, que estão sofrendo pela estiagem, com a perda da produção, o aumento do custo de produção e a redução da venda de produtos”, disse o vereador Marco Machado.

A Câmara de Vereadores nas últimas reuniões vem propondo ao Governo Municipal a isenção do IPTU, excepcionalmente este ano, até pelo decreto de calamidade pública. Também foram apresentadas outras demandas, especialmente pelos vereadores de oposição, como a ajuda para os comerciantes que tem sala própria, mas que estão tendo perdas nos últimos meses; antecipação do pagamento do programa Pacto por Aratiba para os agricultores; campanha de valorização e conscientização para que a População Aratibense passe a consumir mais no Comércio Local. Os vereadores se colocaram a disposição para reforçar as ações já existentes e se necessário disponibilizar recursos financeiros da dotação orçamentária do Poder Legislativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE