Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Câmara aprova projeto que suspende inscrições de inadimplentes em SPC e Serasa

Texto prevê que ninguém poderá ser incluído nas listas por 90 dias, a partir de 20 de março

GZH
por  GZH
09/04/2020 22:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) projeto que impede a inscrição de devedores nos cadastros de proteção de crédito, como SPC e Serasa, por três meses, durante a pandemia do coronavírus. A proposta segue para o Senado.

O texto prevê que nenhum inadimplente seja incluído nas listas por 90 dias, contados a partir de 20 de março. Ou seja, as inscrições no cadastro já feitas desde o fim de março devem ser excluídas. Esse prazo poderá ser prorrogado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.

Segundo o projeto, o governo vai definir as normas para fiscalizar o cumprimento da suspensão de novos cadastros na lista de proteção ao crédito. As multas eventualmente arrecadadas desta operação de fiscalização serão usadas em medidas de enfrentamento à covid-19.

O partido Novo foi contra o projeto, argumentando que essa medida vai prejudicar o bom pagador. A sigla, no entanto, foi derrotada na Casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE