Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Câmara aprova criação do crime de injúria racial coletiva

Texto prevê prisão de 2 a 5 anos a quem proferir xingamentos com conotação racial em lugares públicos ou privados abertos; projeto segue agora para o Senado.

Agência Câmara Notícias
por  Agência Câmara Notícias
30/11/2021 21:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, por 358 votos a 17, o projeto de lei que torna crime a injúria racial coletiva. O tipo fica configurado quando forem feitos xingamentos relacionados à raça ou etnia em locais públicos ou em estabelecimentos privados abertos ao público. Segundo o texto, a pena é de prisão de 2 a 5 anos e multa. A autora é a deputada Tia Eron (Republicanos-BA). A matéria segue agora para análise do Senado.

Em 28 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o crime de injúria racial é imprescritível. A decisão teve repercussão geral reconhecida. No caso em questão, a 1ª Vara Criminal de Brasíli condenou uma idosa de 80 anos a um ano de reclusão e a dez dias-multa por ter ofendido uma frentista. Ela chamou a profissional de “negrinha nojenta, ignorante e atrevida”.

A Justiça enquadrou a prática como injúria racial, qualificada pelo preconceito. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido que o crime era imprescritível, por ser equiparável ao crime de racismo.

Para o professor Silvio de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama e autor do livro “Racismo Estrutural”, com a decisão do STF vai ajudar para que crimes não fiquem impunes. “A decisão é acertada, sobretudo porque em muitos casos havia a desclassificação do delito de racismo para injúria racial e, neste caso, invariavelmente era reconhecido o decurso de prazo decadencial, o que resultava, na prática, na impunidade do ofensor”, explica.

Diferença entre racismo e injúria racial

O advogado criminalista e cientista político Nauê de Azevedo explica que a diferença entre os crimes de injúria racial e racismo é sutil. “O primeiro é direcionado a uma coletividade, sem alvo específico, enquanto o segundo, basicamente, é direcionado a um alvo específico com o objetivo de diminuir a pessoa em razão de sua raça ou cor.”

Para ele, a decisão representa um marco na defesa contra o racismo “A decisão é paradigmática e representa mais um elemento de cerco aos crimes envolvendo ódio racista”, sustenta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE