O CLIMA NO SUL

Calor volta com força ao Sul e semana terá temperaturas elevadas e risco de temporais

Segundo a MetSul Meteorologia, massa de ar quente será mais úmida e deve trazer chuva frequente e fenômenos severos isolados

Por Redação/Metsul Publicado em 08/02/2026 17:41 - Atualizado em 08/02/2026 21:56

O calor deve retornar com força ao Sul do Brasil nesta semana, marcando o início de um novo período de temperaturas acima a muito acima da média. Conforme análise da MetSul Meteorologia, diferentemente da onda de calor da semana passada, o novo episódio será mais úmido, o que deve favorecer a ocorrência frequente de pancadas de chuva e temporais isolados. A tendência é de sequência prolongada de dias quentes, com sensação térmica elevada.

O Rio Grande do Sul saiu recentemente de uma forte onda de calor que levou as temperaturas para perto e acima dos 40ºC por seis dias consecutivos. Entre os registros mais extremos, foram anotados 41,6ºC em São Paulo das Missões e 41,8ºC em Maçambará. A chegada de uma frente fria provocou queda acentuada da temperatura no fim de semana, com amanhecer frio em várias cidades e mínimas abaixo de 10ºC em pontos do interior.

Temperaturas podem se aproximar dos 40ºC

De acordo com os modelos analisados pela MetSul, muitas cidades devem registrar máximas acima de 35ºC ao longo da semana, com possibilidade de temperaturas perto ou acima dos 40ºC em alguns dias. O calor mais intenso deve atingir inicialmente o Oeste e o Noroeste gaúcho, avançando para outras regiões do estado a partir de terça-feira. O mesmo cenário de calor intenso também deve ocorrer em áreas do Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na segunda metade da semana, as temperaturas elevadas devem atingir também áreas litorâneas de Santa Catarina e Paraná. Como a massa de ar quente será mais úmida, pancadas de chuva e temporais de verão devem ocorrer com maior frequência, reduzindo o calor em alguns momentos, mas mantendo sensação de abafamento.

Atmosfera quente e úmida favorece temporais

A MetSul destaca que a atmosfera estará muito aquecida em níveis médios da atmosfera, com temperaturas próximas de 20ºC a cerca de 1.500 metros de altitude. A combinação entre calor e umidade elevada deve favorecer forte instabilidade, com formação diária de nuvens de tempestade a partir do meio da semana, podendo ocorrer chuva localmente forte e fenômenos severos isolados.

Outro destaque é a tendência de noites mais quentes que na última onda de calor. Muitas cidades podem registrar madrugadas com temperaturas entre 23ºC e 25ºC, e até acima disso em alguns pontos. A projeção indica que o período quente pode se estender por pelo menos dez dias, elevando as médias de temperatura de fevereiro acima do padrão histórico, especialmente no Rio Grande do Sul.