Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Caixa atualiza app para reduzir tumulto por pagamento de auxílio de R$ 600

Além do movimento nas agências, houve dificuldade para acessar o Caixa Tem

gzh
por  gzh
11/05/2020 09:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As filas na Caixa Econômica Federal para obtenção do auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo governo federal não foram só nas agências. Na internet, o aplicativo Caixa Tem, usado para receber o benefício, criou filas digitais e longa espera para parte da população que tentou acessar o dinheiro sem sair de casa.

Criado em 2019 e aprimorado às pressas diante da pandemia, o serviço tem quase 82 milhões de downloads e teve forte sobrecarga com a corrida de desempregados e informais pelo auxílio.

Divulgação

Mais de 50 milhões de brasileiros devem receber a verba. No primeiro mês, o app não deu conta de atender os milhares de acessos simultâneos, e muitos cidadãos tiveram que recorrer às agências.

Na loja de aplicativos do Google, surgiram relatos sobre demora superior a uma semana para fazer operações no Caixa Tem, solicitações travando e problemas de conexão e de validação dos dados.

"O app trava muito e quase sempre não consegue completar as operações de transferência ou pagamento", disse um usuário em 5 de maio. "Não consegui ter acesso por 10 dias seguidos", disse outra.

Na espera virtual do Caixa Tem, o usuário precisava manter a tela ativa, sem poder acessar outras funções do celular, como o WhatsApp.

Após inúmeras reclamações, o banco diz que consertou o aplicativo. Em menos de 30 dias,o aplicativo teve 15 atualizações. A última, diz o banco, permitirá 5 mil usuários por minuto.

O teor dos comentários mais recentes nas lojas de aplicativos já mudou. Na sexta-feira (8), trabalhadores disseram conseguir efetuar as transações após semanas de tentativas. "Depois de mais de um mês, eu consegui fazer o saque", afirmou uma usuária.

O Caixa Tem foi concebido para oferecer uma poupança social digital, alternativa a quem não possui conta bancária. Permite transações bancárias e pagar boletos e contas.

A necessidade de escalar uma solução emergencial para o pagamento do auxílio gerou uma série de problemas. O banco reconhece que houve falhas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE