Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Cachorro que havia sido enterrado vivo se recupera em hospital veterinário de SC

Flecha foi diagnosticado com um tumor na região genital, e passará por tratamento.

NSCTotal
por  NSCTotal
04/03/2020 10:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O cão desenterrado no Sul de Santa Catarina no final de semana, após ser resgatado por voluntários, foi encaminhado a um hospital veterinário. Ele passou o sábado e o domingo na sede da Organização Protetora dos Animais (OPA) de Balneário Rincão, e na segunda, foi internado. Além de uma leve desidratação, o cão vai tratar um tumor venéreo transmissível (TVT).

O médico veterinário Arthur Petroli, responsável pelo caso, disse que o cão também tem sequelas neurológicas leves causadas pela cinomose, doença grave e muitas vezes fatal. No momento, o foco é cuidar do TVT, que está em grau avançado. O câncer será tratado com sessões de quimioterapia nos próximos dois meses.

Cão estava desaparecido, conta tutor 

No domingo, um voluntário da ONG reconheceu o cão e foi até a casa do tutor dele, para tentar entender o que houve. Marciel Silveira Gomes ficou surpreso com a história, e contou que não via o cão há dois dias.

— Eu não estranhei pois como é macho, costuma sair e ficar uns dias fora, depois volta. Ele me contou que tinham enterrado ele, fiquei apavorado, à noite não conseguia dormir pensando nos outros cães, acordava para ver se estavam bem.

Marciel é novo na vizinhança, mora ali há menos de um mês, e por isso não conhece muito bem o bairro. Ele disse que o nome do cão é Flecha, pois ele gosta de correr, e que pretende levar o cão de volta para casa quando ele melhorar. O voluntário que salvou Flecha, Realdo Soares Pacheco, torce para que o cão fique na ONG.

— Eu encontrei o cachorro enterrado, com o outro cavando o focinho dele. A intenção é adotar ele, vou querer ficar com ele pra mim. Se a gente não conseguir amar um animal, não tem condições de amar um ser humano.

Destino de Flecha será definido após tratamento

Depois que o cão terminar o tratamento, a presidente da OPA Mila Duarte vai conversar com Marciel para que eles decidam juntos o destino de Flecha. Como a casa onde ele vive não é cercada, os cães acabam saindo e podem se expor novamente a riscos. Mila disse que a decisão será conjunta, mas se puder, quer que Flecha se torne o mascote da OPA.

— Antes de devolver para o dono, a gente precisa ver se é seguro para ele. Não pelo dono, ele é gente boa, mas tem que ver as condições. A gente tem que descobrir quem fez isso, não pode ficar impune — defende Mila.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE