Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Butantan vai ter 10,8 milhões de doses da CoronaVac até o dia 31

Instituto paulista recebe 7,5 milhões de doses nas próximas semanas em três voos vindos da China, afirmou o governador João Doria.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
21/12/2020 23:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que o Instituto Butantan vai ter recebido 10,8 milhões de doses da CoronaVac até o dia 31 de dezembro. O número vai ser alcançado com o recebimento de 7,5 milhões de doses nas próximas semanas, em três voos vindos da fábrica da parceira do Butantan, a Sinovac Biotech, em Pequim, na China.

O primeiro e maior lote chega a São Paulo na quinta-feira, com 5,5 milhões de doses. Em seguida, no dia 28, serão mais 400 mil. O último carregamento do ano, de 1,6 milhão chega no dia 30. O Butantan já trabalha no envase de mais de 3 milhões de doses cujos insumos chegaram nas últimas semanas.

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação / CP

O pedido de registro definitivo e autorização de uso emergencial da CoronaVac deve ser apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira, junto com solicitações ao órgão regulador chinês. A Anvisa estipulou um prazo de dez dias para dar um parecer sobre o uso emergencial. Já o registro sanitário é mais demorado.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, lembrou ter assinado o acordo com a Sinovac em 10 de junho e ressaltou a velocidade com que a vacina já está disponível. “Passados seis meses, temos vacinas sendo produzidas, temos vacinas em estoque para atender o Brasil. Anunciei por várias vezes, às vezes com descrédito de muitos que nos assistiam, que esta poderia ser a primeira vacina do Brasil. Felizmente, acho que acertamos e estamos muito próximos de ver essa vacina ser usada em massa pela primeira vez aqui no Brasil.”

O governo de São Paulo também vai iniciar uma série de 27 pregões para a compra de 100 milhões de seringas e agulhas. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, garantiu, no entanto, que São Paulo já conta com 21 milhões de seringas destinadas a iniciar a campanha de vacinação, prevista para 25 de janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE