Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Butantan vai produzir vacina atualizada contra a gripe a partir de janeiro

Imunizante englobará vírus H3N2, que vem gerando surto no País.

O Sul
por  O Sul
17/12/2021 22:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Butantan, em São Paulo, começará a produzir, em janeiro de 2022, a versão atualizada da vacina contra a gripe que engloba a nova variante H3N2, que vem gerando aumento de casos em vários estados do País.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que já “iniciou as tratativas” com o Butantan para adquirir o imunizante para o próximo ano e que encomendou a vacina que contempla o vírus recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o hemisfério sul.

“O Ministério da Saúde informa que acompanha com atenção o aumento de casos de influenza em alguns estados. Neste momento, a pasta avalia as evidências científicas em relação a eficácia da vacina utilizada na campanha deste ano para a prevenção da nova cepa circulante”, informou o governo federal em nota.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo o Butantan, a fabricação da vacina contra a gripe começou em setembro, e será atualizada com as novas recomendações da OMS.

Uma epidemia de gripe já atinge o Rio de Janeiro e começa a afetar a cidade de São Paulo e a região metropolitana, segundo o pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Gomes. O estado de São Paulo apresenta forte tendência de crescimento a longo prazo nos casos graves de doenças respiratórias, como a gripe ou a Covid-19, segundo o Infogripe, sistema da Fiocruz que monitora em todo o país os casos graves de doenças respiratórias.

Vigilância em saúde do RS alerta para ocorrência de casos Influenza

A Secretaria de Saúde (SES) confirmou neste mês 13 casos de Influenza A no Rio Grande do Sul. São os primeiros positivos no Estado em 2021. Todos são do subtipo A-H3N2, o mesmo responsável por surtos recentes registrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu nesta quinta-feira (16) um alerta aos municípios sobre a circulação desse vírus de gripe. As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação.

Os casos registrados no RS até esse momento não se configuram como surto, que acontece quando há dois ou mais casos confirmados com vínculo entre eles em um mesmo espaço de tempo e lugar. Eles ocorreram em residentes de Cachoeirinha, Pelotas, Porto Alegre (três casos), São Francisco de Paula (quatro casos), Sapiranga e Viamão (três casos). Todos foram identificados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Nenhum óbito foi registrado entre os casos confirmados até agora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE