Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agencia Brasil
Mundo

Buenos Aires aprova lei para “despedida” de pacientes terminais com coronavírus

A legislação permite que um familiar entre 18 e 60 anos acompanhe o paciente em estado terminal.

O Sul
por  O Sul
28/08/2020 09:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Buenos Aires, na Argentina, aprovou na quinta-feira (27) uma lei que garantirá em seu território o “direito à despedida” aos pacientes com Covid-19, que frequentemente morrem sozinhos por questões de contaminação.

A legislação permite que um familiar entre 18 e 60 anos acompanhe o paciente em estado terminal. “Em grande parte do mundo, o novo coronavírus era definido como a doença da solidão. São muitos os casos de parentes que sentem que seus entes queridos morreram porque se sentiram sozinhos”, afirmou o deputado Facundo Del Gaiso, autor do projeto.

“Os médicos, as enfermeiras podem acompanhar os pacientes. De verdade, acompanham, passam afeto. Porém, não são as pessoas com quem conviveram toda a vida que os acompanham e que dão acolhimento aos pacientes em estado terminal. Já são quase 8 mil argentinos que morreram nestas condições, vítimas da Covid-19”, acrescentou Del Gaiso.

O protocolo estabelece que o acompanhante do paciente não deve ter doenças pré-existentes que o incluam no grupo de risco, nem ser gestante. Os centros de saúde devem fornecer a ele um kit de biossegurança igual ao usado pelos médicos para que permaneça com o paciente. Além disso, irão facilitar o acompanhamento psicológico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE