Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Brumadinho: tragédia do rompimento da Barragem da Vale completa mil dias de buscas

Nesta quinta-feira (20), quando a operação chega ao milésimo dia, oito pessoas levadas pela onda de rejeitos ainda seguem desaparecidas.

CP
por  CP
21/10/2021 14:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Passados exatos mil dias do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalham diariamente nas áreas atingidas pela lama com o objetivo de localizar as vítimas que não foram identificadas. Nesta quinta-feira (20), quando a operação chega ao milésimo dia, oito pessoas levadas pela onda de rejeitos ainda seguem desaparecidas. As demais 262 já tiveram a identificação confirmada por peritos da Polícia Civil, responsáveis pelas análises genéticas dos corpos localizados em meio ao lamaçal.

Com 8 desaparecidos, buscas em Brumadinho completa mil dias | Foto: TV Record / Divulgação / CP

O último corpo encontrado em "boa preservação" foi achado no dia 02 de outubro deste ano. Ele foi enviado para o IML (Instituto Médico Legal) que ainda tenta descobrir se trata-se de uma vítima já identificada ou de um dos oito nomes ainda desaparecidos.

A operação de buscas em Brumadinho é considerada uma das maiores ações de busca e salvamento das américas. Desde o rompimento, em 25 de janeiro de 2019, 4.142 bombeiros de Minas Gerais atuaram na missão. Além disto, agentes de outros 16 Estados cooperaram nos trabalhos, além da Força Nacional, Forças Armadas e Exército de Israel.Desde então, diferentes estratégias foram adotadas, com o objetivo de conseguir resultados em meio a mudanças na característica do solo.

Neste período, as buscas foram interrompidas apenas duas vezes, em função da pandemia de covid-19. As pausas aconteceram entre os dias 21 de março e 26 de agosto de 2020 e entre março e maio de 2021.

Veja quem são as oito vítimas ainda não encontradas:

Cristiane Antunes Campos
Lecilda de Oliveira
Luis Felipe Alves
Maria de Lurdes da Costa Bueno
Nathalia de Oliveira Porto Araújo
Olímpio Gomes Pinto
Tiago Tadeu Mendes da Silva
Uberlândio Antônio da Silva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE