Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Brigada Militar tem novo fardamento, reformulado para aumentar proteção de agentes

As alterações visam modernizar e dar maior proteção aos 17,1 mil profissionais na ativa. Lançamento oficial dos uniformes foi nesta quinta-feira, 06, em Porto Alegre.

O Sul
por  O Sul
06/07/2023 21:39 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde de junho, as vestimentas da Brigada Militar (BM) ganharam uma nova aparência e melhorias de funcionalidade. É o que garantiu o governo do Rio Grande do Sul durante o lançamento oficial dos uniformes nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre. As alterações visam modernizar e dar maior proteção aos 17,1 mil profissionais na ativa.

Conforme o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, as mudanças tomaram por base fardamentos utilizados em outros Estados e no exterior. “O novo modelo, mais moderno e confortável, foi desenhado a partir das melhores referências já utilizadas em outras forças militares e policiais no Brasil e no mundo”, explicou.

Foto: Gustavo Mansur/Secom

Visualmente, o uniforme não teve muitas alterações e mantém a configuração utilizada desde a década de 1980, preservando a tradicional cor bege-lido da farda, já facilmente reconhecida. Houve alteração apenas no boné, que deixou de ser branco para ter o mesmo tom do restante das peças.

O tecido utilizado para a produção foi trocado, e agora o fardamento passa a ser composto de poliamida, algodão e elastano, com reforço da costura. A tecnologia utilizada possibilita maior ergonomia e conforto térmico para execução dos movimentos. Além disso, o tecido recebeu tratamento especial em partes que recebem maior atrito no dia a dia, como antebraços, joelhos, gancho da calça e quadris, o que proporcionará maior proteção e durabilidade das peças.

O fardamento novo começou a ser utilizado pelos brigadianos que atuam em Porto Alegre e na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e pelo Comando Rodoviário (CRBM). A previsão é de que, até o final de 2023, todo o efetivo já esteja devidamente paramentado com a versão atualizada da farda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE