Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Mundo

Brasil vota a favor de resolução da ONU condenando invasão da Rússia à Ucrânia

A exigência principal é de que a Federação Russa cesse imediatamente o uso da força contra a Ucrânia e se abstenha de qualquer outra ameaça do uso da força.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
02/03/2022 15:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quarta-feira (2) uma resolução condenando a ofensiva militar da Rússia contra a Ucrânia. O texto recebeu 141 votos favoráveis, 5 contrários e 35 abstenções. O Brasil votou pela aprovação do documento. Em discurso, o embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, afirmou que o país defende um acordo diplomático entre a Ucrânia e a Rússia que auxilie no restabelecimento da segurança e estabilidade na região.

Dentre os pontos citados no texto da resolução estão o compromisso com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas estendendo a suas águas territoriais; a deploração, nos termos mais fortes, da agressão da Federação Russa contra a Ucrânia; a exigência de que a Federação Russa cesse imediatamente o uso da força contra a Ucrânia e se abstenha de qualquer outra ameaça do uso da força contra qualquer país-membro e um pedido para que a Federação Russa retire todas as suas forças militares do território da Ucrânia de forma imediata, completa e incondicional.

O documento condena também a declaração da Rússia sobre uma “operação militar especial” na Ucrânia, feita no dia 24 de fevereiro, e expressa preocupação grave com ataques a alvos civis como residências, escolas, hospitais ferindo e matando incluindo mulheres, crianças, pessoas com deficiências e idosos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE