Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Brasil produzirá todo trigo que necessita em menos de 10 anos

A afirmação é do chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo.

Rádio Uirapuru
por  Rádio Uirapuru
19/07/2022 11:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil é uma referência mundial no agronegócio, mas ainda precisa importar alguns tipos de cereais, em especial o trigo. No entanto, o país também é referência em pesquisa para aumentar a produção e pesquisadores declararam recentemente que o Brasil será autossuficiente em trigo em menos de uma década.

Falando sobre o assunto na Uirapuru, o chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Jorge Lemainski, lembrou que o Brasil ainda compra trigo de fora e isso impacta em cerca de R$ 10 bilhões negativamente na Balança Comercial Brasileira.

De acordo com Lemainski, o país consome na ordem de 12,8 milhões de toneladas de trigo e, na safra de 2021, foram cultivados mais de 2 milhões e 700 mil hectares de trigo, o que proporcionou uma das melhores safras da história, com 7 milhões e 679 mil toneladas. Conforme o chefe-geral da Embrapa, isso mostra que o Brasil produz mais que o dobro do trigo que necessita para consumo humano, em produtos como pão, biscoito e macarrão. Uma parte deste trigo também tem liquidez para compor ração na produção de ovos, leite, carne de frango e carne suína, além de grande quantia do trigo ter sido comerciada para cerca de 14 países do exterior.

Segundo Lemainski, esses fatores fizeram com que o produtor fosse muito bem remunerado na última safra e, com maior remuneração, a tendência é que eles aumentem suas áreas de cultivo. Aumentando essas áreas de cultivo a cada ano, um prognóstico mostra que haverá mais comida para gaúchos e brasileiros e o país ainda vai poder suprir parte da demanda mundial. Assim, o chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo afirma que o Brasil produzirá todo o trigo que necessita em menos de uma década.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE