Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Brasil deve receber insumos para fabricar 25 milhões de doses de vacina em maio

Matéria-prima será usada para a produção da AstraZeneca e da Coronavac

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/05/2021 14:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil deve receber ainda em maio insumos suficientes para a fabricação de 25 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19. Os recursos serão suficientes para 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca e para 7 milhões de doses da Coronavac.

Inicialmente, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou durante audiência no Senado nesta segunda-feira que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber até o dia 22 dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de mais 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra o coronavírus.

A gente teria dois embarques confirmados, um para o dia 21, com chegada aqui no dia 22 e um planejado para o dia 28, com chegada aqui no dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio, é uma quantidade suficiente para a produção de mais ou menos 18 milhões de doses", disse Cruz.

A Fiocruz havia sinalizado ter IFA suficiente para manter a produção da vacina até meados desta semana, o que garante a entrega do imunizante até a primeira semana de junho.

Além disso, o governador de São Paulo, João Doria, informou, por meio de um post no Twitter, que o Instituto Butantan deve receber no dia 26 de maio 4 mil litros de insumos para a produção de 7 milhões de doses da Coronavac. A produção do imunizante está interrompida desde quinta-feira por falta de matéria-prima.

TIZIANA FABI/AFP

Transferência de tecnologia para a Fiocruz

Ainda durante a audiência no Senado, Rodrigo Cruz destacou que o Ministério da Saúde prevê a aquisição de mais 210 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, sendo que a entrega de 50 milhões já está formalizada. A previsão do secretário-executivo é de que até o fim da semana ocorra a formalização de mais 50 milhões de doses.

“As outras 60 milhões de doses para completar esses 210 serão produzidos a partir de IFA nacional, o contrato de transferência de tecnologia deve ser formalizado junto com o contrato de aquisição dessas 50 milhões de doses, mas independente da formalização deste contrato de transferência, todo o processo já está em andamento e não fica prejudicado em seu prazo por conta da formalização”, garantiu Cruz.

Também nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou as instalações da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e destacou como diferencial que o país tem estrutura para produzir vacinas com tecnologia totalmente nacional. “É a esperança para a população e para pôr fim à pandemia", disse.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE