Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Brasil cai no ranking mundial de desenvolvimento humano

País agora ocupa posição 84 entre 189 países analisados em termos de Desenvolvimento Humano, apesar de índice ter tido uma leve melhora.

Agência AFP
por  Agência AFP
15/12/2020 09:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil caiu cinco posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano em 2019, quando comparado ao ano anterior, ainda que seu desempenho tenha tido uma leve melhora. O resultado consta no Relatório de Desenvolvimento Humano, do PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), divulgado nesta terça-feira (15).

Considerando os 189 países analisados, os brasileiros aparecem agora na posição 84, em vez da 79, que ocupavam em 2018. Isso apesar de o índice ter subido de 0.762 para 0.765. O resultado, porém, ainda mantém o Brasil no grupo de países com alto desenvolvimento humano.

Mas não há motivos para grande otimismo quando é feita uma comparação com países vizinhos. A média brasileira é menor do que a de Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia, superando apenas a do Paraguai e Bolívia.

Já em comparação com outros Brics, grupo de países emergentes do qual faz parte, o Brasil perde para a Rússia, mas aparece à frente de China, África do Sul e Índia. Os três países que lideram o ranking de Desenvolvimento Humano são europeus: em primeiro lugar a Noruega, com Irlanda e Suíça empatadas em segundo. Já os três índices mais baixos foram obtidos por países africanos: Chade, República Centro-Africana e Níger.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE