Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Brasil ainda tem 10,3 milhões afastados do trabalho por pandemia, diz IBGE

Entre os ocupados, 8,6 milhões trabalharam de forma remota, o que representa 12,4% de trabalhadores ocupados

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/07/2020 09:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil tinha 10,3 milhões de pessoas afastadas do trabalho por causa da pandemia de coronavírus na quarta semana de junho, segundo a PNAD Covid19, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A quantidade representa 12,5% da população ocupada do país.

No início de maio, eram 16,6 milhões afastados do trabalho. Na semana anterior, 11,1 milhões. Para a coordenador da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, a queda não significa que todos continuam no mercado de trabalho.

“Isso é resultado de pessoas que podem estar retornando ao trabalho, mas também devido a um possível desligamento dessas pessoas do trabalho que elas tinham”, afirmou.

A estimativa da pesquisa é que, na quarta semana de junho, 82,5 milhões estavam ocupados, número menor do que os registrados na semana anterior (84 milhões) e em relação à semana de 3 a 9 de maio (83,9 milhões de pessoas). O desemprego cresceu e atingiu 12,4 milhões no período.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE