Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Brasil abre 20 novos mercados para produtos agropecuários

Brasil conquista novos mercados agropecuários: Egito e Índia se abrem para produtos brasileiros

Canal Rural
por  Canal Rural
21/05/2023 15:23 – atualizado há 25 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde a última segunda-feira (15), os produtos agropecuários brasileiros têm dois novos destinos para exportação. O Egito e a Índia autorizaram a importação de gelatina e colágeno, e refresco de açaí, respectivamente.

Exportação brasileira de café solúvel cresce 29% em abril, diz Abics

No caso do Egito, a gelatina e o colágeno podem ser comercializados a partir de qualquer estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal (SIF), desde que cumpram os requisitos sanitários e sejam acreditados pela empresa ISEG Halal. Este mercado apresenta um grande potencial, já que o país importou cerca de US$ 6,5 milhões desses produtos por ano em 2021 e 2022. O processo para a abertura desse mercado teve início em março deste ano e foi concluído nesta segunda-feira.

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o açaí brasileiro também ganha destaque na Ásia com a abertura do mercado indiano para a importação do refresco da fruta, que deve ser comercializado em embalagens de caixa e não refrigerado.

O refresco de açaí é uma bebida não fermentada, feita pela diluição em água potável do açaí, açaí clarificado ou açaí desidratado, com ou sem adição de açúcares.

Desde o início do ano, que agora está em sua vigésima semana, o Mapa já registrou a abertura de 20 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação de diversos produtos dos setores agropecuários.

“Estamos fortalecendo os laços do Brasil com outros países e retomando nossa trajetória de uma diplomacia reconhecida. Aliada à qualidade de nossa produção, essa abertura de novos mercados tem permitido que cada vez mais produtos brasileiros alcancem diferentes partes do mundo, impulsionando nossa produção e gerando oportunidades para os trabalhadores rurais e urbanos”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

______________

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE