Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Bovinocultura de leite é tema de Seminário em Sertão

O evento teve como objetivo qualificar ações voltadas para a criação do animal, manejo, produção e qualidade do leite.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
26/05/2023 21:54 – atualizado há 22 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O seminário de Bovinos de Leite reuniu cerca de 60 pessoas, entre extensionistas da Emater/RS-Ascar, agricultores e estudantes, em Sertão, na tarde de quinta-feira (25/05), na sede do Sindicato Rural do município. O evento teve como objetivo qualificar ações voltadas para a criação do animal, manejo, produção e qualidade do leite.

Divulgação Emater/RS-Ascar

O extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Charrua, Oberdan Scolari, abordou os diferentes sistemas de produção e suas características. Scolari destacou que independente do sistema de produção adotado pelo produtor, o conhecimento, a higiene e o gerenciamento são fundamentais para o êxito na atividade. O extensionista chamou atenção ainda para importância do manejo adequado no sistema confinado para garantir o bem-estar animal, bem como a produção compatível com esta escolha. Segundo ele, outro fator importante que deve ser observado pelo produtor é o dimensionamento adequado do espaço para eficiência do sistema de confinamento. Scolari também falou sobre o sistema de produção à base de pasto.

O pesquisador da Embrapa Trigo doutor Renato Fontaneli abordou o tema “métodos de pastejo para bovinos de leite”. Ele aconselhou o produtor a utilizar o período de inverno para produzir pasto mais barato e econômico para alimentação dos animais. Destacou ainda os cereais de inverno de duplo propósito, que além de produzirem grãos para alimentação humana, podem ser utilizados na alimentação animal. “Produzir pastagens com qualidade, baixo uso de mão de obra e com investimento inicial baixo estão entre os desafios da atividade”.

Divulgação Emater/RS-Ascar

A médica veterinária do Senar Andressa Stein Maffi palestrou sobre Qualidade do Leite. Ela falou da importância do manejo sanitário do rebanho e procedimentos na higienização na ordenha para evitar doenças como a mastite, dentre outros procedimentos.

O evento contou com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, dos representantes do Senar, Julia Reginatto, e do Aeamau, engenheiro agrônomo Ronaldo Meireles.

O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai (Aeamau), Senar, Sindicato Rural de Sertão/Coxilha e Embrapa Trigo, com patrocínio da Sicredi e empresa Haramaq.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE