Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bosque Fronteiras da Memória homenageia vítimas da covid-19 com 600 árvores plantadas

Mais de 100 pessoas participaram da primeira ação de plantio na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
12/11/2021 11:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de cem pessoas participaram, no último sábado (6), do plantio de árvores do projeto Bosque Fronteiras da Memória, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Ao longo do dia, 600 mudas de espécies nativas foram plantadas na Instituição. A ação da UFFS é parte da campanha nacional “Bosques da Memória - uma homenagem da Mata Atlântica às vítimas da covid-19 e aos profissionais da saúde”. Esta, por sua vez, é uma iniciativa da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

O evento cumpriu com seus objetivos: levar a comunidade para o Campus, proporcionar um espaço de memória deste tempo da pandemia e plantar, em 4 horas, 600 mudas de árvores – comenta o servidor Jorge Psidonik, um dos coordenadores do projeto.

Foto: Dolisete Levandoski/Ascom/UFFS.

As falas durante a cerimônia deram a dimensão do evento. A professora Marilia Hartmann abordou a importância de plantar uma árvore: uma nova vida que continuará por muitos anos, produzindo frutos e, assim, alimentando inúmeros outros seres. O professor Anderson Ribeiro chamou a atenção das milhares de mortes, fruto do negacionismo científico. Já a fala da Sandra Picolli, que perdeu um filho para a covid-19, foi o momento mais emocionante, pois demostrou a importância e o simbolismo do Bosque Fronteiras da Memória. O professor Luis Fernando Corrêa da Silva lembrou do papel da Universidade em oportunizar para a comunidade aquele espaço – destaca Jorge.

Foto: Dolisete Levandoski/Ascom/UFFS.

Durante a cerimônia, a vereadora Ana de Oliveira entregou aos coordenadores da ação Votos de Congratulações, aprovados pelo Poder Legislativo de Erechim (proposição da vereadora Sandra Picolli).

Até o final de 2022, os familiares que desejarem homenagear seus entes queridos no Bosque poderão fazê-lo. Para isso, basta entrar em contato com Jorge pelo telefone (54) 99182-2885.

Foto: Dolisete Levandoski/Ascom/UFFS.

A partir de agora, além do cuidado com as plantas (rega, adubação, etc) ocorrerão atividades de ensino e de extensão, como a live com o Instituto Educar e o MST, que foi realizada na última quinta-feira (11). Estuda-se também a realização de um documentário contando um pouco da história das pessoas homenageadas, algo que está em discussão com a TV Câmara de Erechim – aponta o servidor da UFFS.

O Projeto + 1000 Árvores no Campus também segue com plantio de mais algumas mudas até o final de 2021. Depois, será retomado em agosto de 2022 com o plantio de, pelo menos, outras 400 árvores.

A Comissão de Paisagismo da UFFS – Campus Erechim agradece a participação e o envolvimento de todos os voluntários e entidades parceiras (Prefeitura de Erechim e MST) pela doação de mudas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE