Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Bombeiros gaúchos são reconhecidos por ato de bravura pelo governador

Todos integram o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e já estão com o posto (oficial) e a graduação (praças) a que foram promovidos extraordinariamente por ato de bravura.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
21/08/2020 20:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Quatro agentes da segurança pública gaúcha foram reconhecidos, na tarde desta sexta-feira (21/8), por ato de bravura. Para marcar o momento, o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, receberam os militares em uma solenidade realizada no jardim do Palácio Piratini.

A promoção foi entregue ao primeiro-tenente Marcelo Rodrigues da Luz e aos segundos-sargentos Dieison Zanini de Freitas, Luiz Orlando Moura dos Santos e Natanael Ferrão Moreira. Todos integram o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CMBRS) e já estão com o posto (oficial) e a graduação (praças) a que foram promovidos extraordinariamente por ato de bravura, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de agosto.

Os quatro agentes foram promovidos por ato de bravura - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
"Fizemos questão de dar esse justo reconhecimento ao desempenho, ao esforço e à dedicação de vocês. É um exemplo importante para a corporação e, também, para sociedade gaúcha. Agradecemos a vocês em nome do povo gaúcho e, através de vocês, transmitimos nosso reconhecimento a todo o Corpo de Bombeiros Militar", exaltou o governador.

O primeiro-tenente Marcelo Rodrigues da Luz e o segundo-sargento Dieison Zanini de Freitas, do Corpo de Bombeiros, estiveram envolvidos em uma operação de salvamento em altura durante uma tentativa de suicídio. O ato de bravura foi identificado devido ao risco extraordinário das circunstâncias especiais do atendimento, ocorrido em Porto Alegre em novembro de 2018.

O primeiro-tenente Marcelo Rodrigues da Luz recebeu a promoção do governador e do vice-governador - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O segundo-sargento Luiz Orlando Moura dos Santos foi reconhecido devido ao salvamento de duas pessoas que estavam em embarcação na praia do Laranjal, em Pelotas, durante uma tempestade com ventos fortes, limitação de visibilidade, precipitação de granizo e interrupção das comunicações por rádio. O caso ocorreu em fevereiro de 2019.

O segundo-sargento Natanael Ferrão Moreira salvou uma pessoa que pulou de uma ponte. O rio estava acima do leito normal e com forte correnteza. O sargento estava de folga e não tinha habilitação específica para salvamento aquático. Mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis, o militar teve a iniciativa de se submeter ao risco e conseguiu salvar a vítima. O fato ocorreu em Alegrete, em agosto de 2017.

O comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, e o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, acompanharam a solenidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE