Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Bombeiros de Concórdia lança "Ação Entre Amigos" e conclui renovação da frota

Quem participa da ação vai concorrer a um terreno de 450 metros, entre outros prêmios.

Redação
por  Redação
27/08/2020 14:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma "Ação Entre Amigos" em Concórdia e região, vai agilizar a conclusão da renovação e atualização tecnológica da frota de veículos especiais e de equipamentos do Corpo de Bombeiros, uma das metas do Projeto 40 Anos, iniciado em 2017. Essa semana, a corporação recebeu mais um chassi FH 460, desenvolvido pela Volvo especialmente para emprego no Corpo de Bombeiros, que vai ser encaminhado para transformação em veículo de combate a incêndios.

Presidente da instituição e o comando recebem veículo do representante da Volvo em SC.

Esse vai ser um dos veículos com a maior capacidade tecnológica embarcada da frota para combate a incêndios urbanos e industriais. A bomba para esse caminhão vai ser importada dos Estados Unidos e entre outras especificações está a que possibilite o combate a incêndio no topo de um prédio de 36 andares, 100 metros de altura, com pressão de 7 Kgf/m3 no esguicho. 

O caminhão será equipado também com duas torres de Iluminação Fireco, de fabricação italiana, sendo uma fixa e outra portátil, para operações em locais remotos. A Prefeitura de Concórdia, por decisão do Prefeito Rogério Pacheco,  investiu R$ 1,5 milhão no veículo.  As tratativas com a administração do município iniciaram ainda em 2017. O Auto Bomba Tanque foi projetado pelo corpo técnico do Corpo de Bombeiros. Além do encarroçamento e bomba, serão investidos cerca R$ 800 mil em equipamentos, acessórios e instrumentos para combate a incêndios verticais e industriais.

O Projeto 40 Anos, do Corpo de Bombeiros de Concórdia, foi desenvolvido com base em estudos técnicos de crescimento e desenvolvimento da cidade. Concórdia, que tinha como grande indústria a Sadia (BRF), hoje tem grandes plantas em outros segmentos e a construção civil verticalizou. Isso exigiu projetar veículos com tecnologia futurista e técnicas avançadas no desenvolvimento das atividades.

Outro chassi especial, também  zero km, deve ser entregue ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia na próxima semana. O veículo foi adquirido com verba do deputado estadual Neudi Sareta, ex-prefeito de Concórdia. O caminhão 4 x 4 será transformado em veículo de combate a incêndios florestais e ações fora de estrada.

A exceção dos veículos da área administrativa, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia terá a partir dos próximos dias, a frota renovada. São 04 ambulâncias, uma delas de grande porte e empregada em operações de resgate e 06 caminhões. 

O SAMU de Concórdia trabalha em conjunto com o corpo de Bombeiros. A ambulância e os socorristas do SAMU tem como base o quartel do Corpo de Bombeiros e assim mais uma ambulância com profissionais fica disponível para a comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE