Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bolsonaro veta projeto que ampliaria prazo de validade de concursos públicos

A proposta foi aprovada pelo Senado no início de dezembro após os deputados federais também darem parecer positivo para a iniciativa

O Sul
por  O Sul
06/01/2022 15:02 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro vetou na quarta-feira (05) um projeto de lei que prorrogaria, por um ano, a validade dos concursos públicos homologados até 20 de março de 2020 — data da publicação do decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia de coronavírus.

Foto: Agência Brasil

A validade de um concurso é o prazo que a administração pública tem para cumprir o que está previsto no edital do certame e nomear os aprovados que estiverem dentro do limite de vagas disponíveis. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, o veto se deu “em razão de segurança jurídica de concursos já encerrados”.

A lei em vigor suspende os prazos dos concursos públicos homologados antes da publicação do decreto de calamidade pública até o término da vigência do estado de calamidade, que ocorreu em 31 de dezembro de 2020. O projeto de lei adiaria a suspensão desses prazos em um ano. Com isso, eles só voltariam a correr a partir de 1º de janeiro de 2022.

A proposta foi aprovada pelo Senado no início de dezembro após os deputados federais também darem parecer positivo para a iniciativa. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, o projeto contraria o interesse público ao suspender a contagem de prazos de validade de concursos com períodos já transcorridos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE