Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bolsonaro veta integralmente projeto que trata adoção como medida excepcional

Na decisão, Bolsonaro afirma ter ouvido os Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cidadania para estabelecer o veto integral.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
21/04/2021 18:21 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de Lei que buscava alterar o artigo 39 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que estabelece tentativas de reinserção familiar dos jovens. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Na decisão, Bolsonaro afirma ter ouvido os Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cidadania para estabelecer o veto integral. Agora cabe ao Congresso Nacional decidir se mantém ou derruba o veto integral estabelecido pelo presidente da República.

A medida contraria interesse público por distanciar-se dos princípios da proteção integral e da prioridade absoluta devidos às crianças e aos adolescentes, haja vista aumentar, potencialmente, o prazo para adoção, dado que as tentativas de reinserção familiar da criança ou do adolescente podem se tornar intermináveis”, destaca a publicação.

A proposta do Congresso defendia a adoção como “medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção e as tentativas de reinserção da criança ou do adolescente na família natural ou extensa”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE