Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Bolsonaro quer cobrar ICMS de combustível na refinaria e não na bomba

Bolsonaro tirou do governo federal a responsabilidade sobre o alto preço do combustível.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/01/2020 21:48 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta quarta-feira, 15, que propôs ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estudos sobre cobrar ICMS sobre o valor do combustível na refinaria, em vez de incidir o imposto sobre o valor na bomba.

Segundo Bolsonaro, a ideia é reduzir o valor do combustível ao consumidor final. "No nosso entendimento, deve incidir (o ICMS) no preço do combustível lá na refinaria, e não na bomba no final da linha. Caso contrário, quando há redução na refinaria não diminui na ponta da linha", afirmou o presidente, após reunião com Albuquerque.

Bolsonaro voltou a afastar do governo federal a responsabilidade sobre o alto preço do combustível. Ele disse que governadores "obviamente" têm uma "parcela de responsabilidade no preço final".

O presidente voltou a afirmar que deseja "quebrar monopólios" para reduzir preços ao consumidor. Bolsonaro disse que mudanças passam pelo Congresso e agências reguladoras, que devem participar de debates. "Depende do Parlamento. Depende muitas vezes da agência também, Aneel e ANP. E vamos buscar solução para tudo isso", declarou Bolsonaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE