Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Economia

Bolsonaro decide demitir o presidente da Petrobras

A ala militar tentou demover Bolsonaro da ideia de demiti-lo, argumentando que a troca não reduziria o preços dos combustíveis e apenas causaria desgaste junto ao mercado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
28/03/2022 18:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna. O economista Adriano Pires, especialista em óleo e gás, indicado pelo chefe do Executivo a assumir a vaga, vai ser avaliado pelo Conselho de Administração da empresa. As negociações em torno da saída do militar ocorriam desde a semana passada e se intensificaram nos últimos dias.

Foto: Pedro França/Agência Senado

A avaliação no governo é de que a política de preços da Petrobras, os aumentos recentes do preço dos combustíveis e a demora na queda dos valores do litro da gasolina e do diesel mesmo diante da baixa do dólar geraram desgaste ao governo, o que pode prejudicar a campanha política do presidente. Silva e Luna é um nome forte entre os militares da base de apoio a Bolsonaro.

O general precisou retornar a Brasília para conversar com Bolsonaro. A ideia ventilada inicialmente era a de um pedido de demissão. Mas, diante da suposta recusa de Silva e Luna, o presidente decidiu pela demissão.

O general chegou ao posto de comando da estatal de petróleo em abril do ano passado para substituir o ex-ocupante do cargo, Roberto Castelo Branco.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE