Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Bolsonaro dá sinal verde para Renda Cidadã e reforma tributária

A proposta do governo será incluir cerca de 6 milhões de pessoas não contempladas pelo Bolsa Família, que atende hoje 14,2 milhões de lares.

Congresso em foco
por  Congresso em foco
28/09/2020 10:34 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a equipe de articulação política do governo a divulgar os textos do Renda Cidadã, novo programa social que visa substituir o Bolsa Família, e da participação restante do Executivo na reforma tributária.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), disse ao Congresso em Foco que Bolsonaro fez as últimas alterações nas propostas. Nesta manhã ocorre a reunião do governo com líderes partidários do Congresso. De acordo com Barros, os detalhes das propostas serão tornados públicos após o encontro.

A ideia central do Renda Cidadã é expandir o Bolsa Família tanto em número de pessoas assistidas como no valor do benefício. O governo aposta na desvinculação, desindexação de receitas e revisão de benefícios tributários para fazer isso. Já na reforma tributária a equipe econômica quer fazer uma desoneração ampla na folha de pagamento e aumentar a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas. Para financiar isso, é apontada a criação de um tributo sobre movimentações financeiras digitais.

A desoneração na folha de pagamento também pode afetar o Sistema S, com a diminuição de tributos destinados a financiar as empresas do grupo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE