Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bolsonaro autoriza concessão dos parques Aparados da Serra e Serra Geral em SC e RS

Unidades de conservação foram incluídas no programa de desestatização do Governo Federal, e serão administradas pela iniciativa privada

NSCTotal
por  NSCTotal
29/04/2020 11:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, que se estendem pelo território de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, serão concedidos à iniciativa privada. O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que inclui os parques nacionais no Programa Nacional de Desestatização nesta terça-feira (28).

Conforme o decreto, as unidades de conservação estão qualificadas dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) "para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, à conservação, à proteção e à gestão" desses locais.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as concessões o governo federal cede o direito de operação de serviços para setores da iniciativa privada. O objetivo é que eles invistam, de forma regulada, durante um determinado tempo. No caso dos parques, a concessão será de 30 anos, segundo informações do site do (MMA). A fiscalização, gestão, conservação, proteção e pesquisa continuam sob controle do governo.

Mais parques na lista de concessões

Segundo o site do MMA, para 2020 o governo pretende conceder outros cinco parques nacionais à iniciativa privada: Floresta Nacional de Canela, Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Parque Nacional de Jericoacoara, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a renovação da concessão do Parque Nacional do Iguaçu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE