Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Boletos bancários ganharão mais agilidade em seu processamento

Se o cliente pagar o boleto até as 16h30min, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia.

O Sul
por  O Sul
11/03/2024 11:00 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um dos meios mais usados pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia, os boletos bancários ganharão mais agilidade em seu processamento.

A partir de sexta-feira (15), parte da liquidação interbancária da cobrança desses documentos será feita no mesmo dia do pagamento, prazo conhecido como D+0. Outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1 (em um dia útil).

A novidade englobará 136 bancos e será obrigatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até as 16h30min, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após as 16h30min, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que nada mudará para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que receberá o dinheiro.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avaliou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Os boletos são um meio muito presente no dia a dia no pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas. Somente no ano passado, 4,2 bilhões desses documentos foram transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões.

“No início dessa mudança, a estimativa é de que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”, disse Walter Faria.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço junto ao seu banco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE