Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Boletim da Balneabilidade apresenta um ponto impróprio para banho

Nesta semana, dos 90 pontos monitorados apenas o balneário dos Prazeres, na Laguna dos Patos, em Pelotas, apresenta condição imprópria para banho.

Ascom Fepam
por  Ascom Fepam
14/01/2022 11:35 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta semana, dos 90 pontos monitorados em relação à balneabilidade, apenas um apresenta condição imprópria: o balneário dos Prazeres, na Laguna dos Patos, em Pelotas. A informação consta no quinto boletim da temporada 2021-2022 do Projeto Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (14/1) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Para conferir a planilha completa, clique aqui.

Do total de locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a coleta e a análise em oito pontos. No Litoral Norte, o trabalho é realizado pela equipe da Regional da Fepam, que conta com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março, pelo site e redes sociais da fundação. Os dados também estão disponíveis no web aplicativo, que pode ser acessado clicando aqui.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado. O monitoramento é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000.

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE