Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Bicampeão da Fórmula Indy, Gil de Ferran, morre aos 56 anos, na Flórida

Ferran estava em um clube privado de automobilismo quando sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
29/12/2023 23:31 – atualizado há 16 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O piloto brasileiro Gil de Ferran, de 56 anos, morreu nesta sexta-feira, após sofrer uma parada cardíaca na Flórida, nos Estados Unidos, segundo informações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Bicampeão da Fórmula Indy, em 2000 e 2001 com a Penske, ele também conquistou as 500 Milhas de Indianápolis de 2003.

Ferran estava em um clube privado de automobilismo e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu. O piloto deixa dois filhos, Anna e Luke e a esposa Angela.

Gil também ficou conhecido como o homem mais rápido do automobilismo. Ele cravou o recorde da história em circuitos fechados quando atingiu uma média de 388,537 km/h em uma volta, no ano de 2000, no oval de Pocono, nos Estados Unidos.

Gil de Ferran venceu a Indy 500 de 2003 | Foto: Stever Mitchell / AFP / CP

O franco-brasileiro disputou 160 provas na Indy com 12 vitórias e 21 pole-positions. Antes, fez carreira na Europa e conquistou o título da Fórmula 3 Britânica. Chegou a ser cotado para a Fórmula 1, fazendo testes na Footwork e na Williams em 1993.

Ao se aposentar das pistas, criou sua própria equipe de Endurance, posteriormente convertendo o projeto para a Fórmula Indy. Foi dirigente da equipe Honda na Fórmula 1 e também trabalhou em cargos executivos na McLaren. Atualmente, era consultor do time britânico no mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE