Benjamin Constant do Sul recebe apresentação do Projeto Terra Forte; inscrições serão divulgadas em breve

Secretário de Agricultura, vereadora Adriana Talaska Fontana, equipe da Emater e agricultores discutem a maior iniciativa estadual para recuperação de solos

Por Silmar Luiz Biscaro/Assessoria Publicado em há 10 horas

Na tarde do dia 1º de agosto, o Salão Paroquial de Benjamin Constant do Sul foi palco da apresentação do Projeto Terra Forte – Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A ação integra o Plano Rio Grande e busca fortalecer a agricultura familiar e promover práticas sustentáveis para a recuperação de solos.

A explanação foi conduzida pelo gerente-adjunto da EMATER/ASCAR-RS Regional Erechim, engenheiro agrônomo Laerth Suszek, que detalhou as diretrizes, objetivos e formas de participação. Estiveram presentes o secretário de Agricultura Carlos D’Agostini, a vereadora Ivone Salete de Andrade, que na oportunidade representou o Conselho Municipal de Agricultura junto com demais conselheiros,  a equipe da Emater local e diversos agricultores do município.

O secretário Carlos D’Agostini destacou: “Este programa é uma oportunidade histórica para os nossos produtores recuperarem áreas degradadas”.

Carlos reforçou que as inscrições serão abertas em breve e amplamente divulgadas. Dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente na Secretaria de Agricultura ou na Emater local.

Programa Operação Terra Forte

Terra Forte é a maior iniciativa já lançada pelo Estado para recuperação de solos no Rio Grande do Sul, com investimento inicial de R$ 300 milhões do Fundo de Reconstrução (Funrigs). O objetivo é atender 15 mil agricultores familiares diretamente e impactar indiretamente até 150 mil propriedades com tecnologias e boas práticas.

O programa se estrutura em quatro eixos principais:

  1. Transferência direta de recursos – até R$ 30 mil por agricultor via Cartão Cidadão, para ações de recuperação.
  2. Assistência Técnica e Extensão Rural – elaboração e acompanhamento de Planos Individuais de Recuperação.
  3. Patrulhas agrícolas mecanizadas – aquisição de tratores e equipamentos para apoiar a execução das ações.
  4. Governança e parcerias institucionais – Comitê de Governança para planejamento, monitoramento e transparência.

Mais informações podem ser consultadas no portal do Governo do Estado e junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Escritório da EMATER ou ainda com integrantes do COMAGRO: Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Benjamin Constant do Sul.