Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bebê nasce em parto domiciliar inesperado em Caxias na madrugada do Dia das Mães

Ao perceber que não conseguiriam chegar ao hospital a tempo, os pais Taísa e Franchesco precisaram realizar procedimento em casa.

Pioneiro
por  Pioneiro
11/05/2020 10:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No primeiro segundo de vida, Ana Laura Carlosso já nascia com uma história especial a ostentar: nasceu no Dia das Mães, em tempos de pandemia e isolamento social e veio ao mundo em parto realizado em casa, pelo próprio pai, Franchesco. Contudo, a narrativa da noite movimentada não foi tão mágica quanto parece.

Em confinamento com a família, no nono mês de gestação, Taísa Censi passou a sentir dores por volta das 20h de sábado. Não se preocupou, inicialmente, por serem palpitações fracas, pela experiência de outras gestações, e por não pensar que era "a hora".

Foi então na madrugada que as dores aumentaram e surgiram as contrações. Era por volta de 3h40min quando Franchesco ligou para a mãe de Taísa, pedindo que ela fosse até a moradia do casal para ficar com os outros dois filhos, enquanto eles iriam até o hospital para o trabalho de parto. Após a sogra de Franchesco chegar, por volta das 4h, no momento que o casal saía para ir ao Pompéia, perceberam que não daria tempo.

— Foi minha terceira gestação e o terceiro parto normal. Um foi bem diferente do outro então dá, sim, para ter surpresas e experiências diferentes. Eu estava esperando a bolsa estourar, em função da pandemia não queria ficar muito tempo no hospital. Estava só com contração, daí decidi ficar em casa. Mas aí bolsa não estourou e a contração foi piorando — relata Taísa.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Foi então que Franchesco tentou buscar orientações com a ginecologista de Taísa.

— Liguei para a ginecologista e disse "ó, tá nascendo aqui" e a gineco falou "como assim está nascendo? Vão para o hospital", falei que achava que não ia dar tempo, mas ia tentar. Tentei ajudar minha esposa a caminhar, mas ela não conseguia mais, aí ela se agachou no chão da área de serviço e quando olhei o bebê já estava a cabeça para fora — relata Franchesco.

O parto, relata, foi feito na base do improviso, durou menos de 10 minutos e foi mais fácil do que imaginava.

— Como eu assisti aos outros partos tentei fazer mais ou menos como as médicas tinham feito. Puxei ela para fora e nasceu, enrolamos nas cobertas, não cortamos o cordão, por orientação da gineco e fomos para o hospital. Foi mais fácil do que imaginava e bem diferente do que vemos nos filmes, onde o bebê sai já limpinho. A Ana Laura nasceu até sem chorar, tive de dar uns tapinhas para ela começar a chorar — descreve.

Para Taísa, a tranquilidade do marido diante da situação foi essencial para que desse tudo certo com o procedimento:

— Meu marido e minha mãe foram fundamentais, a calma do meu marido foi o que possibilitou que me mantivesse calma também, e a presença da minha mãe garantiu a minha segurança emocional. A Ana Laura já nasce numa fase de mundo diferente e nasce em casa. Já nasce corajosa a menina.

Adrenalina controlada

A situação inusitada foi coerente em tempos que se recomenda o isolamento social, porém, de acordo com o pai de Ana Laura não foi necessariamente intencional.

— Foi questão de cinco minutos, não deu para pesquisar ou preparar nada. Fiquei até relativamente tranquilo, mas não deu tempo de fazer nada. E acabou que nasceu num lugar mais seguro que no hospital neste momento — observa Franchesco.

A sogra, que inicialmente iria ficar com os outros dois filhos do casal, acabou sendo auxiliar no procedimento.

— Ela ficou na volta meio apavorada, mas alcançou as toalhas, ficou de auxiliar de enfermagem (risos).

Franchesco diz que a ficha começou a cair somente horas depois, quando tudo já estava sob controle:

— Fomos na adrenalina para o hospital, só agora (tarde de domingo) que comecei a digerir tudo. Agora é só sentimento de gratidão, não deu nenhum problema com a mãe e nem com a criança. Ana Laura já nasceu com história para contar - ressalta.

Ana Laura nasceu com 3,220 quilos e 48 centímetros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE