Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bebê de família de Caxias do Sul passa por transfusão rara e gestação é prolongada

Procedimento de alta complexidade foi realizado no Centro Obstétrico do Hospital Moinhos de Vento.

Pioneiro
por  Pioneiro
24/04/2020 11:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma família caxiense está mais tranquila e a medicina é a grande responsável. Durante a gravidez de Raquel Fadanelli Gradaschi, a filha Marina teve diagnóstico de anemia. A bebê, que estava na 31ª semana, foi submetida a um procedimento raro: uma transfusão de sangue dentro do útero da mãe. Essa intervenção permitiu prolongar a gestação por mais tempo.

A anemia no bebê foi provocada por uma patologia rara que se chama isoimunização fetal por fator RH. A mãe tem sangue com fator RH negativo e o bebê é RH positivo. No caso da Raquel, na 26ª semana de gestação, houve contato do sangue da filha com o dela. Isso criou anticorpos que foram parar na circulação da bebê. Para evitar sequelas e um parto muito prematuro, a alternativa foi realizar o procedimento.

Hospital Moinhos de Vento / Divulgação / Divulgação

A transfusão foi bem-sucedida e foi realizada no dia 14 de abril, no Centro da Obstétrico do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Após dez dias, mãe e filha estão bem.

— No início estávamos apreensivos. Não só em relação à transfusão, mas também por causa do coronavírus. Estamos evitando sair de casa pela minha gravidez e também porque meu esposo é diabético. Agora estou mais calma, de volta à minha cidade. Fizemos uma ecografia para acompanhar a evolução do quadro, e a Marina está muito bem — conta Raquel.

A paciente seguiu a recomendação de sua ginecologista e obstetra, Cristina Ritter, também de Caxias do Sul. A médica optou pelo procedimento para prolongar a gravidez e escolheu Porto Alegre, no Moinhos de Vento. Normalmente, esse tipo de transfusão é repassado para São Paulo.

— É uma gestação que não temos como manter até o fim. O bebê vai nascer prematuro, mas conseguimos garantir um tempo extra para que se desenvolva melhor e esteja mais forte no momento do parto. É um procedimento de alta complexidade, raro e com pouquíssimos profissionais com capacitação para executar. Em 20 anos, este é o primeiro caso no meu consultório. Eu recomendei o hospital pela qualificação da equipe e por ser uma instituição de excelência daqui. Não tem necessidade de fazer uma viagem tão longa — destaca Cristina. 

Condução da transfusão

O médico Felipe Bassols, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, foi o responsável por conduzir o procedimento de transfusão. O especialista entende que pode ser necessária uma segunda transfusão, se a bebê apresentar anemia em novos exames.

— É um procedimento por punção guiada por ultrassonografia. Inserimos uma agulha muito fina no cordão umbilical, e por este acesso o feto recebe sangue especialmente preparado para reduzir riscos de reações. É muito semelhante a uma transfusão de sangue num adulto, só que é feito dentro da barriga da mãe — explica.

Com a primeira etapa vencida, Raquel está ansiosa pelo nascimento da filha Marina e para poder pegá-la no colo. A cesárea ainda não está marcada e a situação é avaliada semanalmente pela equipe médica. A previsão de nascimento é de três semanas.

— Eu só tenho a agradecer aos médicos que me acompanham neste momento, ao doador de sangue que foi ao banco especialmente para realizar a transfusão. Esse gesto de solidariedade faz com que vidas sejam salvas. É um ato de amor — finalizou Raquel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE