GESTÃO MUNICIPAL
Barra do Rio Azul participa do Interioriza Famurs em Passo Fundo
Prefeito Anderson Fernando Bagatini integrou comitiva do município em encontro que reuniu gestores para discutir saúde, transformação digital, políticas para mulheres e os impactos da Reforma Tributária
Barra do Rio Azul esteve representada na terceira edição do Interioriza Famurs – Ainda mais perto de ti, realizada em Passo Fundo. O prefeito Anderson Fernando Bagatini participou do encontro acompanhado da primeira-dama Juliana Estela Mocellin Bagatini e da secretária municipal de Cidadania, Fernanda Fiabani.

A programação reuniu prefeitos, secretários e representantes de diferentes municípios gaúchos, aproximando as administrações municipais das discussões conduzidas pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Mais do que acompanhar palestras, o encontro abriu espaço para a troca de experiências entre gestores que enfrentam demandas semelhantes no dia a dia das prefeituras.
Temas que chegam diretamente aos municípios
Entre os assuntos tratados estiveram saúde, legislação eleitoral, soluções digitais para a gestão pública, proteção e promoção dos direitos das mulheres, qualidade de vida e Reforma Tributária.
Este último tema tem recebido atenção especial das associações regionais. A mudança do sistema tributário brasileiro começa a exigir adaptações das prefeituras e abre uma discussão sobre os efeitos que o novo modelo de distribuição das receitas poderá provocar nas finanças municipais ao longo dos próximos anos.
Para Barra do Rio Azul, a participação no Interioriza também permitiu acompanhar essas discussões diretamente com representantes de outros municípios e ampliar o contato com experiências que podem ser aproveitadas pela administração local.
A proposta do Interioriza Famurs é justamente levar a estrutura técnica e institucional da Federação para mais perto das regiões, ouvindo as demandas locais e colocando na mesma mesa questões que, embora discutidas em âmbito estadual e nacional, acabam repercutindo diretamente nos serviços prestados pelas prefeituras.