Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Barra do Rio Azul decreta situação de emergência por causa da estiagem

Prejuízos já confirmados ultrapassam 20 milhões de reais.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
28/12/2021 10:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, decretou nesta terça-feira, 28 de dezembro, situação de emergência no município em razão do período de forte estiagem.

A decisão ocorreu depois de uma reunião na prefeitura com a presença do prefeito, vice-prefeito, Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e a Emater/Ascar-RS apresentarem os laudos de perdas.

O prefeito Marcelo baseado nos números de prejuízos já confirmados que ultrapassam 20 milhões de reais, definiu a medida como fundamental para que o município possa tomar as ações necessárias para auxiliar os agricultores e população, bem como buscar apoio do governo estadual e federal para medidas emergenciais de enfrentamento à estiagem.

A seca vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais. Além das perdas das lavouras, diariamente está sendo necessário levar água para o consumo humano.

A lavoura de milho terá o maior prejuízo, acima de 10 milhões, seguida da produção de leite, que se estima uma queda de 30%, após a citricultura e a soja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE