Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Rio Grande do Sul

Barca encalha em Itapiranga devido ao baixo nível do Rio Uruguai, no Oeste de SC; Vídeo

Estiagem já começa prejudicar a geração de energia. A usina Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó e Alpestre (RS), não gerou energia durante o final de semana.

DC/RP/
por  DC/RP/
09/03/2020 20:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A barca que faz a ligação entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS) encalhou na noite de domingo (8), no Rio Uruguai, com quase 100 pessoas a bordo. De acordo com os bombeiros, o operador da embarcação acabou desviando da “trilha” e, devido ao baixo nível do rio, acabou encalhando nas pedras. Em vídeo o Portela Online mostrou nas redes sociais nesta segunda-feira(9), a crítica situação do Rio Uruguai causada pela estiagem. 

Barca de Itapiranga encalhou na noite de ontem, no rio Uruguai(Foto: Clóvis de Moraes/Portal Oeste Mania)

A empresa responsável pelo transporte tentou desencalhar a estrutura com os passageiros em cima, mas não conseguiu. Os bombeiros orientaram a retirada dos passageiros com barcos, permanecendo apenas os veículos, e a estrutura voltou ao leito normal depois de duas horas.

O proprietário da barca, Círio Brand, disse em entrevista para a Rádio Itapiranga que a retirada das pessoas, que podem representar cerca de sete toneladas, ajudou a aliviar o peso da estrutura, que tinha um caminhão e outros veículos em cima.

Ele afirmou ainda que algumas pessoas ficaram assustadas, mas que não havia risco de afundar. Ele acredita que, por ser de noite, o condutor saiu do caminho que normalmente é feito no rio. Além da falta de chuva, ele atribui a oscilações na liberação de água das barragens como um dos fatores do baixo leito do rio.

Nível mais baixo dos últimos anos

Na tarde desta segunda-feira (9) o nível do leito do rio estava em 36 centímetros em uma régua que é monitorada pelos bombeiros. É um dos níveis mais baixos dos últimos anos, segundo os bombeiros.

Em janeiro a média foi de 90 centímetros nas medições pela manhã e 83 centímetros nas medições da tarde. Na cheia de 2014 o rio chegou a passar dos 14 metros, inundando parte da cidade.

Falta de chuva afeta geração de energia

Além dos transtornos para a travessia do rio, a falta de chuva também afeta a geração e energia. Na hidrelétrica Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó e Alpestre (RS), não houve geração durante o final de semana. A geração só foi retomada às 10h desta segunda-feira, de forma parcial.

Desde janeiro a hidrelétrica vem trabalhando com uma das quatro turbinas paradas e outras três hora funcionando sem gerar, hora gerando pouco, conforme orientação do Operador Nacional do Sistema. Mesmo assim é mantida a vazão no vertedouro acima dos 75 metros cúbicos por segundo, que é o mínimo obrigatório. A hidrelétrica tem potencial de 855 megawatts, o que é suficiente para 25% da demanda de energia de SC.

Em Itá a geração estava em 192 megawatts, nesta segunda-feira, o que dá menos de 20% da capacidade, que é de 1450 megawatts.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE