Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Barão de Cotegipe inicia obras do Programa Avançar Irriga + RS

O município é o primeiro da região Alto Uruguai a iniciar as obras de escavação dos açudes do Programa.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
31/01/2023 17:52 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

“Um sonho realizado”. Essa foi a fala do produtor Gladimir José David ao ver a obra do açude concluída na propriedade familiar. Gladimir e a esposa Marili Klimann trabalham com avicultura de postura com agroindústria legalizada e olerícolas na Linha 5, no município de Barão de Cotegipe. A água reservada será utilizada principalmente para a atividade olerícola, sendo que o sistema de irrigação será ampliado devido à maior oferta de água na propriedade. O aumento da capacidade armazenada de água era uma necessidade da unidade familiar de produção agropecuária, tanto para manutenção quanto ampliação da atividade produtiva. O município é o primeiro da região Alto Uruguai a iniciar as obras de escavação dos açudes do Programa.

As ações iniciaram em 2022 com a divulgação do programa, seleção e aprovação dos beneficiários pelo Conselho de Agricultura, sendo que o município possuía um banco de projetos desde 2018, quando foram contemplados nove beneficiários e escolhidos três novos, totalizando 12 açudes no município. Após a seleção, a Emater/RS-Ascar revisou e elaborou os projetos técnicos que foram validados pela então Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atual Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Posteriormente, os recursos foram repassados à Prefeitura de Barão do Cotegipe, que promoveu a licitação para contratação do serviço de escavação.

Os açudes têm como objetivos a reservação de água para finalidades de irrigação, dessedentação animal e reservatório para períodos de déficit hídrico. No total serão armazenados cerca de 18.400m³ de água em Barão de Cotegipe, fortalecendo e garantido suprimento para as atividades produtivas rurais das propriedades beneficiadas.

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jonas Luiz Farina, programas como este fortalecem a propriedade, tendo em vista que reservar água é fundamental para dar segurança às atividades produtivas durante o ano todo, além de potencializar a produção, gerando renda e segurança nas atividades agropecuárias.

O secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Colet, ressalta que a construção dos açudes trará para as propriedades a garantia de abastecimento hídrico, resultando em ganhos econômicos aos produtores e possibilitando a ampliação das atividades produtivas. “Destaco a importância do Programa Avançar junto ao município, onde pode-se ver que os recursos estaduais estão sendo pensados e aplicados no setor primário, que é a principal engrenagem para o desenvolvimento de todas as atividades ligadas à Barão de Cotegipe”, reforça Colet.

No município, a empresa vencedora da licitação iniciou as obras no final do mês de janeiro e a previsão para término é a segunda quinzena de março. O acompanhamento das obras é feito pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar de Barão de Cotegipe, secretário municipal de Agricultura e fiscal municipal designado pela Prefeitura. Os recursos no montante de R$ 102.720,96 que foram aportados para o município de Barão de Cotegipe são oriundos do Governo do Estado, através da Seapi, e fazem parte do Programa Avançar na Agropecuária. No Alto Uruguai serão construídos 261 açudes distribuídos nos 32 municípios da região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE