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Rio Grande do Sul

Bandeira Vermelha no Distanciamento Controlado: Veja o que deve ser observado

Municípios da região da AMAU, Nonoai e Rio dos Índios ficam em bandeira vermelha nesta semana, decide governo gaúcho.

Secom/RS
por  Secom/RS
10/08/2020 17:28 – atualizado há 3 anos
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Quando uma região fica com bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado para evitar o avanço do coronavírus, é preciso verificar o que muda nesses locais nos quais o risco de contágio é considerado alto.

A bandeira vermelha, em essência, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Nas regiões classificadas como bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Setor agropecuário

Teto de ocupação de 75% dos trabalhadores para:

  • Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados
  • Produção Florestal
  • Pesca e Aquicultura

Alojamento

  • Hotéis e similares - com 40% dos quartos
  • Hotéis e similares (em beira de estradas e rodovias) - com 75% dos quartos

Alimentação

  • Restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço - com 50% dos funcionários, 25% de lotação e somente de segunda a sexta, entre 10h e 16h (nos estabelecimentos em beira de estradas não há restrição de horário de funcionamento)
  • Lanchonetes e lancherias - com 50% dos trabalhadores, e exclusivamente, por drive-thru, tele-entrega e pague e leve

Postos de combustíveis

  • Com 75% dos trabalhadores

Indústria

  • Todos os serviços de indústria liberados com 75% dos trabalhadores, à exceção da extração de petróleo e minerais (com 25% dos trabalhadores) e as indústrias de farmoquímicos e farmacêuticos, que podem funcionar com 100% dos trabalhadores

Transporte

  • Transporte municipal e metropolitano com 50% da lotação
  • Transporte intermunicipal e interestadual com 50% dos assentos
  • Atividades de correios, serviços postais e similares - com 50% dos trabalhadores
  • Transporte rodoviário de carga - com 100% dos trabalhadores

Educação

  • Apenas funcionamento remoto, à exceção de atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão, conforme protocolos.

Academias de ginástica

  • 25% dos trabalhadores e atendimento individualizado (16m² por aluno) - inclusive em clubes

Bancos e imobiliárias

  • Bancos, lotéricas e similares - com 50% dos trabalhadores
  • Imobiliárias e similares - com 25% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)

Serviços de higiene pessoal

  • Cabeleireiro e barbeiro com 25% dos trabalhadores, atendimento via agendamento, e distância mínima de 4 metros entre os clientes

Manutenção e lavanderia

  • Reparação e manutenção de objetos e equipamentos com 25% dos trabalhadores
  • Lavanderias e similares com 25% dos trabalhadores

Petshop

  • Serviços de higiene e alojamento de animais domésticos com 25% dos trabalhadores e via agendamento

Outros serviços

  • Serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros - 25% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)
  • Serviços profissionais de advogacia e de contabilidade - com 50% dos trabalhadores

Serviços religiosos

  • Missas e serviços religiosos com máximo de 30 pessoas
  • Funerária com 100% dos trabalhadores

Comércio (itens essenciais)

  • Comércio atacadista - com 50% dos trabalhadores
  • Comércio varejista de rua - com 50% dos trabalhadores
  • Centro comercial e shopping (apenas venda de produtos essenciais) - com 50% dos trabalhadores
  • Mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares - com 50% dos trabalhadores

Comércio (itens não essenciais)

  • Comércio atacadista, varejista de rua, centros comerciais e shopping - podem funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h, respeitando teto de ocupação

Outros setores

  • Vigilância e segurança com 75% dos trabalhadores
  • Serviços para edifícios (limpeza, manutenção) com 50% dos trabalhadores
  • Call-center com 50% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)

Acesse o documento dos protocolos específicos para todos os setores.

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