Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bandeira Laranja: Confira os índices que tiraram a região de Erechim do risco alto para a Covid-19

Um dos fatores que pesaram positivamente para esse fato foi a queda nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
08/02/2021 15:54 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na versão preliminar do Distanciamento Controlado desta semana, a região de Erechim obteve a mensuração final compatível à bandeira laranja que significa que a região tem risco médio para a Covid-19.

Alguns índices permitiram a reclassificação da região de Erechim fazendo com que as restrições as atividade normais fossem menores nesta semana. Um dos fatores que pesaram positivamente para esse fato foi a queda nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 17 para 8 registros nesta semana, uma variação de -53%.

Com o registro de 1 óbito nos últimos sete dias, houve queda de 67% em relação as mortes registradas na semana anterior (3 óbitos).

No caso do indicador de Ativos sobre recuperados, a região registrou 282 ativos e 1693 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0.17, estabilidade em comparação a mensuração anterior, que estava em 0.17.

Situação no Estado

O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19, nos últimos 7 dias no Rio Grande do Sul comparado com a semana anterior, apresentou uma redução de 19%, passando de 961 para 783 internações.

O número de internados em UTI por SRAG subiu, (variação de 4%), passando de 931 para 970. No caso do número de internados em leitos clínicos para Covid-19, verifica-se uma redução de 7% entre as duas semanas, que passou de 973 para 902 pacientes internados. Para o número de internados em UTI confirmadas para Covid-19, a situação foi de subida, com uma variação de 3%, passando de 793 para 813.

O Estado observou 19470 casos ativos na penúltima semana, frente à 23533 na mensuração anterior, e 111503 casos recuperados nos 50 dias prévios à penúltima semana, frente à 117854 na semana anterior.

Com relação ao número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia, o quantitativo aumentou em 1% entre as semanas, passando de 687 para 697. Assim, o indicador da Mudança da Capacidade de Atendimento, mensurado para o Estado, obteve bandeira amarela, resultado do aumento no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia em relação à quinta-feira anterior.

O indicador de capacidade de atendimento (número de leitos de UTI livres para cada leito ocupado por pacientes Covid-19), mensurada no Estado como um todo, apresentou piora (variação de -1%) na sua situação, mantendo-se na bandeira preta. Na rodada anterior, o indicador obteve o valor de 0.87 e, nesta semana, a mensuração atingiu 0.86. Estes dois indicadores nos permitem acompanhar a capacidade de resposta da rede hospitalar para atender a população que necessita de atendimento neste nível de atenção (alta complexidade). No entanto, este é um indicador que também está diretamente relacionado ao avanço e prevalência da doença no Estado, uma vez que quanto maior o número de casos ativos, maior o número de pacientes que necessitarão de atendimento hospitalar e maior o risco de pressão no sistema de saúde.

Apesar das ações de ampliação de leitos de UTI no Estado, o avanço na evolução da Covid-19 e o nível de propagação é elevado, mantendo a necessidade da conscientização da população em seguir os protocolos de distanciamento, a fim de que possamos seguir nas ações de ampliação da rede e, principalmente, para que possamos continuar garantindo o acesso adequado do paciente aos leitos hospitalares e de UTI no tempo oportuno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE