Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Balneário Camboriú poderá ter racionamento de água e rodízio de abastecimento

Um comunicado emitido no dia 1º, alerta que, se não chover e se o nível do rio não aumentar durante o dia, poderá haver racionamento de água ou rodízio.

NSCTotal
por  NSCTotal
02/01/2020 09:55 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O nível baixo do Rio Camboriú acendeu o sinal de alerta na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), responsável pelo abastecimento de Balneário Camboriú e Camboriú. Um comunicado emitido nesta quarta-feira (1) alerta que, se não chover e se o nível do rio não aumentar durante o dia, poderá haver racionamento de água ou rodízio.

O diretor da Emasa, Douglas Beber, disse que essas medidas ainda não são necessárias. Mas explicou que, nesse caso, as duas cidades são divididas por setores, que serão abastecidos por um determinado período.

Na área de captação, o nível do rio baixou rapidamente – de 59 centímetros, na terça-feira, para 21 centímetros na manhã desta quarta. Todos os chuveiros da Praia Central de Balneário Camboriú tiveram o registro fechado, para alertar sobre a necessidade de economizar água. A recomendação é que moradores e turistas racionem o uso.

A Emasa havia anunciado que não faltaria água neste verão devido ao acordo firmado com os produtores de arroz, que estão reservando água em áreas de plantio que correspondem a 655 hectares. A empresa informou, no entanto, que todas as quadras de arroz que fazem parte do acordo de reserva já foram abertas. Mesmo assim, o problema permanece.

Caso de polícia

A Emasa informou no fim da manhã desta quarta-feira que, durante a fiscalização nas margens do Rio Camboriú, técnicos identificaram a construção de barragens irregulares feitas com argila e pneus, desviando água que deveria seguir para a captação e abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú.

A policia ambiental foi acionada e um Boletim de Ocorrência será feito para investigar o caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE