Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Baleia de 9 metros fica encalhada por 18 horas em praia de Florianópolis

De acordo com a veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal é juvenil e pode estar com a saúde comprometida.

NSCTotal
por  NSCTotal
03/06/2020 14:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No início da tarde desta quarta-feira (3), uma baleia jubarte de 9 metros de comprimento foi desencalhada em Florianópolis. O animal estava na areia da praia da Lagoinha do Norte há 18 horas. A operação que o devolveu ao mar teve participação de ambientalistas e voluntários.

Baleia deve ser desencalhada nesta tarde(Foto: R3 Animal, divulgação)

Segundo a R3 Animal e o Instituto Australis, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a tentativa de desencalhe ocorreu durante a maré cheia, com o auxílio de uma embarcação. Agora, a baleia passa a ser monitorada pelas equipes de proteção animal.

Conforme a R3 Animal, a baleia chegou à praia no fim da tarde dessa terça (2), já a PM Ambiental informou que foi às 21h.

De acordo com a veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal é juvenil e pode estar com a saúde comprometida, já que está magro e com piolhos de baleia.

Pescadores relataram à R3 Animal que a baleia parecia desorientada quando encalhou no costão Sul da praia. Eles conseguiram que ela voltasse para o mar, mas minutos depois retornou para a areia.

A retirada da praia seguiu um Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, para prestar assistência aos mamíferos marinhos em situações deste tipo, conforme a R3 Animal.

Ao avistar animais marinhos debilitados ou mortos, a população deve ligar no 0800 642 3341.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE