Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
termopros.com.br
Saúde

Bahia confirma primeiro caso de coronavírus, é o 9º no Brasil

Trata-se de um caso importado, de paciente que voltou da Itália no dia 25 de fevereiro. Há seis casos confirmados em SP, um no Rio e um no Espírito Santo

R7
por  R7
06/03/2020 11:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Bahia confirmou o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) no estado na manhã desta sexta-feira (6), de acordo com informações da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde da Bahia). O caso é o nono já registrado no Brasil e o primeiro no Nordeste.

A paciente é uma mulher de 34 anos, moradora da cidade de Feira de Santana, que voltou no dia 25 de fevereiro da Itália, onde passou por Milão e Roma. Ela está em casa, não apresenta sintomas da doença e foi orientada a permanecer em isolamento.

O primeiro atendimento à paciente e as amostras foram coletadas em um hospital particular de Salvador e, em seguida, enviadas para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico saiu nesta sexta.

“Trata-se de um caso importado", afirmou o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Segundo ele, a paciente contraiu a doença na Europa e manifestou sintomas após sua chegada ao Brasil. "Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado", complementou o secretário. "Todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e núcleo regional de saúde leste.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE