Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Aviões Hércules da FAB levarão oxigênio líquido para Manaus

Nesta sexta, dois outros Hércules passarão a ser utilizados na mesma tarefa.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
14/01/2021 22:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para aumentar a disponibilidade de oxigênio em Manaus, a Força Aérea Brasileira (FAB) passará a transportar o produto na forma líquida. Um litro de oxigênio líquido equivale a cerca de 860 litros de produto gasoso.

Ainda nesta quinta-feira (14) voltará a operar o Hércules da FAB, que vinha transportando os cilindros de oxigênio – o avião precisou passar por reparos.

Foto: Reprodução/ FAB

Por questões de segurança, o transporte de oxigênio líquido só pode ser feito em algumas aeronaves, capazes de receber uma válvula de segurança.

Nesta sexta, dois outros Hércules passarão a ser utilizados na mesma tarefa. Em operação há quase 60 anos, estes aviões da FAB necessitam de constante manutenção.

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse à CNN que reforçou junto ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pedido para que os Estados Unidos cedam um de seus Galaxy para levar oxigênio até Manaus – o modelo é um dos maiores aviões militares de transporte de carga.

A nova etapa da pandemia de Covid-19 praticamente multiplicou por seis o consumo de oxigênio nos hospitais de Manaus. Antes da chegada do novo coronavírus, a demanda era de 12 mil metros cúbicos/dia - hoje, está em 70 mil metros cúbicos/dia, mais do dobro do que nos primeiros meses da doença.

Divulgação

A White Martins decidiu também expandir sua fábrica do produto em Manaus, capaz de produzir 28 mil metros cúbicos/dia. Oxigênio também está sendo levado por caminhões que saem de Fortaleza (CE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE