Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Avião sai do Brasil levando israelenses convocados para ofensiva contra o Hamas

Entre o grupo, estão aqueles que foram convocados pelo governo israelense para ir à guerra, turistas que querem voltar ao país de origem, e voluntários que desejam ajudar as vítimas.

Assessoria/Consulado de Israel
por  Assessoria/Consulado de Israel
13/10/2023 20:53 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma aeronave fretada, com 172 israelenses que estavam em diversos países da América do Sul, incluindo o Brasil, saiu nesta sexta-feira (13) de Guarulhos (SP), em direção a Tel Aviv, capital de Israel. O voo particular foi autorizado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo.

Ela atendeu o pedido feito por uma empresa portuguesa. A situação é excepcional por conta da guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Inicialmente o número de passageiros era de 254 israelenses, mas ele diminuiu, segundo fontes do Consulado de Israel no Brasil.

Entre o grupo, estão aqueles que foram convocados pelo governo israelense para ir à guerra, turistas que querem voltar ao país de origem, e voluntários que desejam ajudar as vítimas. O grupo conta com 175 israelenses convocados. O Consulado de Israel no Brasil detalhou que os jovens têm idades entre 20 a 30 anos. Para retornarem ao próprio país, fretaram um avião, financiado pela comunidade judaica brasileira e pela organização de arrecadação de fundo para Israel, chamada Keren Hayesod.

O avião usado é um modelo A330-200, com capacidade para 298 passageiros. Antes de chegar a Tel Aviv, pelo plano de voo, o avião precisará fazer um pouso técnico em Cabo Verde para reabastecimento. Até o momento, apenas uma empresa fez o pedido à Anac. Para liberar a entrada do avião no espaço aéreo brasileiro e pouso (chamado de posicionamento) e também a decolagem com o grupo, a agência reguladora precisou fazer a análise da documentação da aeronave, da tripulação e as certificações necessárias para a operação.

Com a documentação aprovada, a aterrisagem e a decolagem serão liberadas. Não cabe à agência, no entanto, verificar se haverá condições de pouso no país de destino. Em nota, a Anac informou que não tem informação com relação aos passageiros saindo do Brasil para Tel Aviv.

“Com relação ao fretamento de voos saindo do Brasil para levar passageiros para Israel, recebemos um pedido de autorização para um voo previsto para amanhã, da empresa portuguesa HiFly. Essa operação já está autorizada no tocante aos direitos de tráfego envolvidos, que é nossa atribuição. Segundo informações da empresa, esse voo seria Guarulhos/Israel, com parada técnica em Cabo Verde. Não temos conhecimento de outro pedido semelhante por enquanto. Com relação a voos regulares saindo do Brasil rumo a Israel, recomendamos que entre em contato com as companhias aéreas”, diz o comunicado.

A respeito da situação de Israel, a agência disse que, “para o caso dos passageiros que se encontram no Brasil e que compraram passagem aérea para Israel, de acordo com a Resolução ANAC nº 400/2016, as alterações e cancelamentos programados de voos devem ser comunicados aos passageiros com antecedência mínima de 72 horas com relação ao horário do voo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE