Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Avião retorna ao Salgado Filho, em Porto Alegre, após colidir com ave; vídeo

Câmera registra problema de motor de Airbus da Latam que viajaria até Brasília.

Correio do Povo
Aeroin
por  Correio do Povo  e Aeroin
17/11/2021 08:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma aeronave Airbus da Latam teve de retornar ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, minutos após a decolagem, ao bater contra uma ave, na noite desta terça-feira. De acordo com a assessoria da Fraport, que administra o Aeroporto, o voo LA-3090, com destino à Brasília, decolou e, em seguida declarou bird strike (colisão com ave).

A aeronave modelo A321 teve perda de potência no motor. Por conta disso, retornou ao aeroporto e realizou o pouso em segurança, conforme a Fraport, às 19h38min.

A Latam informou que a aeronave partiu às 18h50min, colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre e aterrissou “em completa segurança”.

“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre –Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.“

Câmera registra problema de motor de avião da LATAM ao decolar de Porto Alegre

De acordo com a publicação do site Aeroin, o incidente envolvendo o Airbus A321 da LATAM Brasil foi registrado em vídeo no início da noite desta terça-feira, 16 de novembro, quando a aeronave decolava do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Divulgação Aeroin

O momento, incluindo as comunicações de rádio, foi captado através da câmera que mostra ao vivo a movimentação do aeroporto gaúcho, no canal “Câmera Aeroporto Salgado Filho” no YouTube.

No vídeo abaixo, às 19 horas 12 minutos e 04 segundos (veja o marcador de horário no canto superior direito da gravação), você conseguirá observar o motor esquerdo emitindo chamas no exato momento em que o jato surge por detrás do prédio e das árvores.

Pouco depois, às 19 horas 13 minutos e 34 segundos, ouve-se um dos pilotos reportando “pan pan, pan pan, pan pan” (sinal de urgência sem risco iminente) ao controlador de tráfego aéreo e explicando que o avião apresentava forte vibração no motor esquerdo.

Vale sempre ressaltar que, mesmo com problema em um motor ou, quando necessário, com o desligamento completo do mesmo, as aeronaves bimotoras são plenamente capazes de continuar voando com a potência do motor remanescente.

Dados das plataformas de rastreamento online, mostram a trajetória da aeronave desde a decolagem até o retorno ao Aeroporto Salgado Filho, incluindo as duas órbitas completadas durante a ocorrência.

A trajetória do voo da A321 nesta terça-feira – Imagem: FlightRadar24
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE