Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Avião de pequeno porte com três pessoas desaparece no Paraná

 O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA) informou que a aeronave não aciona o sinal de alerta de emergência.

Redação
por  Redação
03/07/2023 19:00 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um avião de pequeno porte que saiu da cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná, com destino ao litoral do estado, na manhã desta segunda-feira (3), desapareceu. 

Na aeronave, além do piloto Jonas Borges Julião, estavam Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama e Felipe Furquim. Atualmente ambos são assessores da Casa Civil do Paraná.

Desde que foi confirmado do desaparecimento da aeronave, várias equipes iniciaram buscas aéreas, porém até o momento nenhum vestígio foi encontrado. Em algumas regiões não foi possível chegar por conta do mau tempo. Além de aeronaves, equipes por terra auxiliam nas buscas nas regiões de Morretes e Guaratuba. 

 O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA) informou que a aeronave não acional o sinal de alerta de emergência. 

Os trabalhos precisaram ser interrompidos no fim do dia e devem retornar nesta terça-feira (4). 

GOVERNO DO PARANÁ

O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar.

ADMINISTRADORA DO AEROPORTO

A administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã:

"A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino “Paranaguá-PR” (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais."

A AERONAVE 

O Piper PA-28 é um avião monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e com asa baixa, com capacidade para transportar, com razoável conforto, um piloto e três passageiros, em viagens intermunicipais e interestaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE